Se você ainda não passou por problemas envolvendo algum contrato, saiba que vai acontecer – mas CALMA! Além de fazer parte do jogo, a maioria desses problemas pode ser evitada fugindo de algumas ciladas. Olha só:
“Vou usar um modelo da internet”: cada negócio tem seus detalhes e usar um modelo pronto pode descaracterizar o que as partes pretendem negociar. Além disso, os modelos muitas vezes sequer estão de acordo com a legislação vigente! Não caia nessa.
“Já conversamos bastante, posso assinar sem ler”: por mais que a conversa esteja avançada, o que está no papel também importa muito! Jamais assine um contrato sem ler atentamente todo o documento (incluindo anexos) e, se notar alguma diferença, não deixe de apontar.
“Meu parceiro é confiável, não precisamos de contrato”: com certeza a boa-fé conta nos negócios, mas confiar apenas nisso deixa sua empresa totalmente vulnerável. Um único problema (como um processo) pode comprometer todo seu faturamento e reservas, principalmente se a relação entre as partes for de longa data.
Tudo isso pode ser evitado com uma dica de ouro: procure um advogado na hora de elaborar ou assinar contratos. Com um advogado de confiança, você garante que o contrato reflete exatamente aquilo que quer para o seu negócio!